Pingafogo

Metempsicose

1 – O que dizer dos que filmes exploram a idéia da reencarnação do homem em corpo de animal, um cachorro, por exemplo?
Decididamente, há o cão que se comporta como gente. Só falta falar. E também há gente que se comporta como cachorro. Só falta ladrar.

2 – Então, é possível?
Não há a mínima chance. Trata-se de uma fantasia, originária de culturas antigas. Chamava-se metempsicose, segundo a qual a alma pode animar, sucessivamente, variados corpos, de homens, animais e vegetais.

3 – Há quem afirme que o Espiritismo ensina a metempsicose..
Quem o faz inspira-se na ignorância ou exercita má fé. O assunto foi esgotado por Kardec. Ele deixou bem claro, em várias obras, que o Espírito não retrograda, não retorna a estágios superados.

4 – Consta que Pitágoras teria introduzido a reencarnação no cultura grega, trazendo-a do Egito, com duas vertentes: aos iniciados, as vidas sucessivas, como conhecemos; ao povo inculto, a ameaça da metempsicose. “Se você não se comportar, reencarnará como animal!”
Parece-me pouco provável que um filósofo do porte de Pitágoras divulgasse semelhante fantasia para assustar as pessoas. Ele admitia, acertadamente, que há indivíduos de comportamento animalesco, do tipo macaco, hiena, cascavel, preguiça… Em nenhum momento, entretanto, proclamou que devessem reencarnar como tais, embora bem o merecessem.

5 – Na Índia, um país de milenar tradição reencarnacionista, a população admite a metempsicose. São perto de um bilhão de pessoas. Isso não a legitima?
Praticamente toda a população terrestre admitia que a Terra era o centro do Universo, segundo a teoria de Ptolomeu (100-178). Nem por isso deixou de ser uma bobagem monumental.

6 – A civilização hindu, não obstante o subdesenvolvimento econômico, não está mais próxima da verdade? Afinal, é bem mais espiritualizada que a ocidental…
E também menos informada. A cultura mal orientada pode inspirar uma visão distorcida da verdade, como é o caso do materialismo, mas a ignorância, decididamente, é uma lente pior.

7 – A idéia da metempsicose, seria, então, uma manifestação de ignorância?
Sem, dúvida. Somente a ignorância poderia levar o indiano a não matar moscas, imaginando que possam ser familiares reencarnados, ou dispor-se a plantar árvores para conter a natalidade, partindo da espantosa idéia de que quanto mais Espíritos “envegetarem”, menos haverá para reencarnar.

8 – O homem não pode reencarnar como cachorro. E o cachorro, pode reencarnar como homem?
Todo o animal tem um princípio espiritual em evolução que um dia atingirá a complexidade necessária ao exercício do pensamento continuo, transformando-se em Espírito, habilitado à experiência humana. Não obstante o comportamento de certas pessoas sugerir que fizeram essa transição recentemente, ela demanda o concurso dos milênios e ocorre em outros planos da Criação, não na Terra, e envolve estágios intermediários. Não há, portanto, a mínima possibilidade de que um animal possa reencarnar como ser humano.


Livro Reencarnação, Tudo o que Você Precisa Saber

 


 

2010 - Richard Simonetti